Comerciantes do Triângulo aderem ao comércio digital durante o período de isolamento social

As vendas por meio de aplicativos como WhatsApp e Instagram vem sendo uma alternativa viável à manutenção das vendas por alguns comerciantes do bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. Em tempos de isolamento social, comerciantes do bairro Triângulo precisaram se adaptar às novas estratégias para vender suas mercadorias. Com lojas fechadas, a comercialização através de redes sociais e aplicativos de mensagens viraram a extensão do mercado popular, na internet. Além disso, o serviço de delivery, tem ajudado a garantir as vendas. 

Comerciante Simone Tertuliano relata experiência de vendas online e Delivery, no Bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, durante a Pandemia de Coronavírus.

O funcionamento do Mercado do Triângulo também foi alterado. Abre apenas pela manhã, das 7h às 11h, exclusivamente para a venda de alimentos. As recomendações e medidas dos órgãos de saúde devem ser seguidas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento de um metro. 

As pessoas que frequentam o mercado tem respeitado o distanciamento entre 1,5 metro e 2,0 metros, além do uso obrigatório de máscara.

Juazeiro do Norte tem se destacado no cenário econômico do país. Considerada uma das principais cidades do Cariri Cearense, detém uma das economias mais pujantes do Nordeste. Os setores de comércio e serviço, são os responsáveis por impulsionar a economia local. 

Um Triângulo para além do mercado e do pequeno comércio local

Por vezes não se percebe que o bairro Triângulo também comporta grandes empresas, como um centro comercial, a estação rodoviária e prédios comerciais. A praça acaba servindo de fronteira entre duas realidades: o bairro animado, do comércio de rua, dos mercantis, do bom-dia dado na calçada, e o bairro “de lá”, com condomínios de luxo e lojas de grifes dentro do maior shopping center da cidade. 

Além disso, a presença do Hotel Ibis, do Hospital Regional do Cariri, da rodoviária, de clínicas médicas especializadas e instituições de ensino superior, como a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Faculdade de Tecnologia do Ceará (FATEC), fazem do Triângulo um bairro de referência para a cidade de Juazeiro do Norte.

O grande pequeno comércio local

O comércio de bairro também se faz presente no Triângulo, e é onde grande parte da população garante sua renda. Mercadinhos, bodegas, mercearias, lanchonetes, academias, farmácias, barbearias e salões de beleza, estão entre os segmentos responsáveis pela economia local. Não é estranho ter que desviar, em uma ou outra calçada, das bancas montadas às portas das casas.

O comércio popular no Triângulo, está concentrado no Mercado Monzart Cardoso, que fica em um ponto estratégico do bairro. Assim como acontece com o Cariri Garden Shopping, os setores de comércio e serviços ficam ao redor do mercado. Nele, funciona o setor de hortifrúti, carnes e condimentos, e em seu entorno, boxes e pequenas lojas de roupas, calçados, utilidades para o lar e eletrônicos.

Confira outros registros do comércio popular no bairro Triângulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s